Todas as vezes que você precisa criar uma aplicação usando o framework Flask, é preciso seguir alguns passos para que o seu website funcione bem desde o início.
E foi por isso que eu resolvi criar esse artigo.
A intenção desse tutorial é facilitar a sua vida na hora de criar um projeto do zero, para que sempre que for preciso você possa vir aqui relembrar o processo.
O tutorial de hoje é bem simples, mas tenho certeza que vai te ajudar.
Se tiver alguma sugestão, por favor entre em contato comigo pelo meu email:
cryswerton123@gmail.com.
O início
Antes de tudo, você precisa ter o Python instalado na sua máquina.
Com o Python instalado é possível criar o ambiente virtual (Virtual Environment), onde será feita a configuração da sua aplicação.
Prefere um Vídeo?
Segue o Passo a Passo
- crie um novo diretório para a sua aplicação, no CMD do Windows. Para isso digite cd com o nome do diretório, até que você esteja no diretório desejado. Por exemplo, se o nome do diretório o qual você quer entrar for “casa”, digite “cd casa”, dessa forma o seu diretório de trabalho será mudado para “casa”. Assim que você estiver no diretório desejado digite “mkdir nome-da-sua-aplicação”, observe que “nome-da-sua-aplicação” é o nome que você vai escolher.
- Agora digite “cd nome-da-sua-aplicação”. Você verá que o seu diretório de trabalho mudará para o diretório da aplicação que você criou.
- Agora você precisa criar um ambiente virtual (Virtual Enviornment). Para isso digite o comando: py -m venv my-venv. Vai aparecer uma nova pasta com o nome “my-venv”. Ative esse ambiente virtual com o comando: my-venv\Scripts\activate.
- Agora crie um arquivo dentro da pasta da sua aplicação, observe que eu disse pasta da aplicação e não pasta do seu ambiente virtual. O nome do arquivo, por questão de simplicidade, deve ser app.py. Por enquanto não escreva nada nesse arquivo, você voltará a mexer nele em breve.
- Agora, volte ao CMD, dentro da pasta da sua aplicação, e digite o comando: pip install Flask. Esse comando irá instalar Flask.
- Volte agora ao arquivo app.py que você criou e cole o seguinte código nele e salve as alterações:
from flask import Flask
app = Flask(__name__)
@app.route("/")
def hello_world():
return "<p>Hello, World!</p>"
Esse é um código simples só para testar a aplicação.
7. Agora volte ao CMD e digite e aperte “Enter” nos seguintes comandos, respeitando a sequência:
set FLASK_ENV=development
set FLASK_DEBUG=1
flask run --host=0.0.0.0
O comando “set FLASK_DEBUG=1” ativa o modo debug, isso é muito util porque faz a aplicação recarregar sempre que uma nova alteração for salva.
Agora o comando “flask run –host=0.0.0.0” faz com que a sua aplicação fique visível para qualquer dispositivo na rede local, caso você não deseje esse comportamento é só usar o comando “flask run” no lugar.
Fim
Com isso já é para a sua aplicação Flask estar funcionando e pronta para crescer conforme a sua criatividade.
Obrigado por passar por aqui 🙂